Obesidade canina: causas e como saber se seu cão está acima do peso
9 de outubro é o Dia Nacional de Conscientização da Obesidade em Animais de Estimação, mas a obesidade é um problema de saúde para cães durante todo o ano.
A obesidade em cães é quase tão comum quanto a obesidade em humanos. De fato, especialistas afirmam que cerca de 56% dos cães têm sobrepeso ou obesidade nos Estados Unidos.
As conseqüências para a saúde desses quilos extras também são sérias: cães com excesso de peso exercem maior estresse nas articulações, corações, pulmões, fígado e rins. Eles são mais propensos a lesões e correm maior risco durante a cirurgia.
E provavelmente também não é bom para eles. Cães obesos não têm a energia ou a curiosidade e a brincadeira naturais que os cães se adaptam. Embora os cães não possam decidir fazer uma dieta ou se exercitar mais, eles definitivamente apreciam muito mais a vida quando estão aptos e prontos para a ação.
Aqui está o que você deve saber sobre obesidade em cães.
Causas da obesidade canina
Alguns cães têm razões fisiológicas para a obesidade, mas os problemas de peso são principalmente o resultado de dois fatores: muita comida e pouco exercício.
- Comer demais para um cachorro é uma questão de superalimentação – porções excessivamente generosas, lanches entre as refeições e restos de mesa. Às vezes, o proprietário acredita erroneamente que um cão precisa ter acesso à comida 24 horas por dia, ou que os cães apenas ‘pedem’ mais comida quando estão realmente com fome. Não é verdade. Os cães são catadores naturais e, se souberem que uma determinada aparência produzirá mais comida, pedirão repetidamente, quer estejam com fome ou não.
- Falta de exercício – é o mesmo problema que os humanos. Os cães geralmente confinados em ambientes fechados ou em quintais não realizam o exercício de que precisam – e não, os cães não se exercitam “automaticamente” mais do que os humanos. Eles são tão preguiçosos quanto nós. Cercar e brincar não é suficiente. Se o cão não estiver se exercitando, haverá um ganho de peso lento, mas constante, levando à obesidade na meia-idade.
No entanto, existem outras razões pelas quais um cão pode ganhar peso, incluindo:
- Castração ou esterilização diminuem o metabolismo dos cães, mas é raro que os cães ganhem muito peso apenas por causa disso. O que acontece: os planos de alimentação e exercícios não mudam com a idade ou condição do cão. O que é bom para um filhote ativo é engordar demais para um adulto. É totalmente controlável. Um cão fixo não é automaticamente igual a um cachorro com excesso de peso.
- Distúrbios hormonais , como uma glândula tireóide pouco ativa ou hipotireoidismo, podem causar problemas de peso. As glândulas supra-renais de um cão podem produzir muito hormônio chamado cortisol, causando a doença de Cushing. Cães com doença de Cushing não ganham peso, mas sua gordura é redistribuída para o abdômen, fazendo-os parecer barrigudos.
- A diminuição do metabolismo acontece na meia-idade. A pesquisa mostra que a disseminação de meia-idade em cães começa por volta dos cinco ou seis anos de idade. Portanto, se seu cão já estiver acima do peso, o problema provavelmente ficará pior.
- Raça desempenha um papel. Se o seu cão é mestiço ou de raça pura, como Beagle, Cocker Spaniel, Collie, Sheltie, Basset Hound, Dachshund, Laboratório ou Golden Retriever , tenha cuidado.
Como saber se o seu cão está acima do peso

- Verifique as costelas. Sim, deve haver um pouco de gordura sobre eles, mas você deve senti-los. Se você não consegue encontrá-los, você tem um problema. De fato, procure os ossos principais em todo o corpo do seu cão – pernas, coluna, ombros, quadris. Se você tiver problemas para encontrar algum deles, seu animal de estimação terá um pouco de enchimento.
- Verifique a respiração. Se o seu cão respira pesadamente, mesmo após pouco ou nenhum esforço, ou tem dificuldade em se recuperar de uma curta caminhada ou brincadeira, pode haver um problema.
- Verifique a base da cauda. Um pouco de gordura deve cobrir esta área, mas se você não consegue sentir os ossos, seu cão está muito acima do peso.
- Olhar para baixo. Sério, verifique a silhueta do seu animal de cima. Você pode encontrar uma cintura? Você pode dizer onde as costelas terminam e os quadris começam?
- Verifique a “dobra abdominal”. A dobra é a área atrás das costelas. Deve ser menor ao redor do peito. Quanto menor depende da raça, e quanto mais profundo o seu cão, maior a diferença. Um cão muito magro terá uma dobra muito severa, enquanto um cão obeso pode não ter nenhuma dobra.
Quando ligar para o seu veterinário
Se você der uma boa olhada no seu animal de estimação e achar que há um problema de peso, marque uma consulta com seu veterinário. O médico fará um exame físico completo ao seu cão, fará alguns exames de sangue e fará perguntas sobre hábitos e frequência alimentar. Então o veterinário pode ajudá-lo a criar um plano de perda de peso realista, gradual e de baixo risco.
O plano quase certamente incluirá:
- Ingestão calórica reduzida, provavelmente usando um alimento especial para cães, formulado para perda de peso
- Menos comida por dia
- Maior ingestão de fibra ou água
- Mais exercício
Você pode considerar manter um registro da ingestão de alimentos – incluindo guloseimas – e exercícios, para poder monitorar o progresso do seu animal de estimação. Você pode até ter que ficar um pouco obsessivo, medindo a quantidade exata de alimentos oferecidos e observando cada tratamento.
Não importa qual seja o plano, esteja preparado para demorar um pouco. Induzir a perda de peso a uma taxa superior a dois por cento do peso corporal total por semana é mais provável que reduza o tecido magro e provoque um ganho de peso recuperado.
Lembre-se de que você está nisso a longo prazo. A maioria dos cães pode levar de oito a doze meses para atingir seus objetivos e, mesmo assim, eles precisam manter a dieta e o exercício para manter sua nova forma saudável.
Como você mantém seu cão em forma e evita a obesidade? Que tipos de exercícios o seu cão faz? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!